Como regravar o chip BIOS SMD usando o Arquivo .bin Asrock B450M Steel Legend

Neste artigo vamos explicar as etapas de como regravar o chip BIOS SMD da Placa Mãe, ele serve para entender o processo de retirada e reinstalação da BIOS na placa mãe, conforme detalhado no video.

O procedimento é bem similar em sua maioria para vários encasulamentos SMD diferentes, como: Soic8 150mil, Soic8 200mil, Soic16 300mil, WSON8 8x6mm entre vários outros similares, variando pequenos detalhes.

Os Arquivos bin, são conhecidos por diversos nomes entre eles: DUMP, Firmware, .bin, arquivo eprom, arquivo BIOS e em algumas situações são confundidos com Arquivos .cap, .rom, .fd entre outros.

Este é um descritivo para efetuar a troca profissional do chip BIOS Asrock B450M Steel Legend. Os fabricantes mais conhecidos mundialmente e são aplicados estes procedimentos são exemplos:

ASUS, Arquivo .bin Asus

ASROCK, Arquivo .bin AsRock

BIOSTAR, Arquivo .bin Biostar

GIGABYTE, Arquivo .bin Gigabyte

MSI, Arquivo .bin Msi

São somente dicas para ajudar na regravação, adaptações ficam a cargo e responsabilidade do Técnico que vai executar o serviço.

1° Desconectar todo tipo de alimentação (inclusive Bateria/Pilha da BIOS).

2° Verificar se o modelo de placa a ser substituído o arquivo .bin possui uma BIOS ou mais. É bem comum os modelos atuais terem mais de um chip BIOS, como: BIOS MAIN, BIOS EC ou até mesmo 3 ou 4 chips com firmwares diversos pela placa. Casos seja duas ou mais BIOS efetuar a regravação do chip correto.

3° Antes de retirar o chip a ser a ser regravado, observe à posição do Pino 1 do Chip e a posição Pino 1 impresso na sua placa no local que está soldado. Tirar uma foto, para registrar todos os detalhes e micro capacitores e resistores posicionados ao redor do chip BIOS Asrock B450M Steel Legend.

4° Retirar o Chip BIOS Asrock B450M Steel Legend que consta na placa usando uma estação de retrabalho (sopradora de ar quente). A temperatura depende da estação e do profissional (tempo de exposição) variando entre 360°C a 450°C.

5° Retirar a solda velha com uma malha de soldadora (para não danificar a placa use uma marca japonesa ou americana).

6º Limpe os terminais do chip, para não ter soldas residuais e ser possível colocar no soquete da gravadora sem danificar, empenar ou causar mal contato nos terminais de gravação.

7º Para a regravação do chip BIOS Asrock B450M Steel Legend, utilize arquivos de procedência, como os disponibilizados em nossa LOJA Arquivos .bin. Não deve ser usado para regravação de Chips BIOS Asrock B450M Steel Legend, arquivos de atualização que são disponibilizados pelos fabricantes, que em sua maioria possui somente parte de todo firmware do chip BIOS. Está é uma etapa fundamental para o sucesso no reparo da placa mãe ou aparelho.

8° Após regravado o chip BIOS Asrock B450M Steel Legend, instale novamente o chip na posição do pino 1 no mesmo sentido da posição pino 1 impresso na placa, (ficando Igual a foto tirada antes da retirada do chip BIOS). O lado que contem o Chanfro ou circulo, contando da esquerda para direita em formato de U.

Conforme a Figura abaixo:


9° Soldar o chip BIOS Asrock B450M Steel Legend colocando solda em todos os terminais com uma estação de solda. A temperatura depende da estação e do profissional (tempo de exposição) variando entre 360°C a 420°C.

10° Utilize fluxo de solda para moldar a solda e não causar solda fria.

11° Limpe o fluxo com um removedor não agressivo ou álcool isopropílico com pureza de no mínimo 99%.

12° Utilize um compressor para secar os resíduos de limpeza. (o compressor tem que possuir um filtro de ar e não expelir água).

13° Verifique se não possui nenhum curto ou erro na solda (se ligar em curto, danifica o chip). Verifique na imagem se nenhum componente foi retirado da placa ou ilhas e trilhas foram danificadas no processo.

14° Reconecte as alimentações e efetue o teste na placa.

** Para que a placa volte a funcionar o problema tem que estar realmente no Arquivo de Gravação BIOS .bin Asrock B450M Steel Legend da sua placa mãe.**

Atenção:
A avaliação, testes e a necessidade ou não de regravação do Arquivo de Gravação bin deve ser realizada por um técnico com capacidades e responsabilidade técnica. Não deve ser executada por leigos.

Não é possível sabem somente através de sintomas se o defeito informado é realmente no Arquivo de Gravação BIOS Asrock B450M Steel Legend ou em outro componente, isto só é possível por quem efetua os testes na placa.

O Chip ou Arquivo Asrock B450M Steel Legend correto a ser trocado e a necessidade de troca dos chips na placa é de inteira responsabilidade do Técnico responsável. Se como leigo quiser executar esta ciente das suas responsabilidades.

Seventec Smd

Selecione a sua Moeda